Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2015

Da necessidade de múltiplos perfis em rede social

1) Uma das coisas mais básicas que aprendi, ao longo da minha vida em rede social, é não misturar contatos. Os contatos que estabeleci online, por conta daquilo que sou, não devem ser os mesmos que conheço na vida real, seja ela estudantil ou profissional. Os meus interesses definem o meu ser: se na rede social estou por conta dos valores mais verdadeiros e caros, então não faz sentido colocar pessoas ligadas ao meio profissional ou escolar que não se interessam por aquilo que é crucial. Essas pessoas precisam ser postas em outros perfis, de modo a que as coisas continuem funcionando do modo como era antes.

2) Essa experiência de separar pode ser aperfeiçoada da seguinte forma: venho percebendo que no meio conservador tem muita gente que gosta mesmo é de fomentar uma boa intriga. O relativismo moral é tanto que não agüento mais ver tantos atentados contra a verdade, contra a conformidade com o Todo que vem de Deus. As pessoas, mesmo as mais inteligentes, perderam o bom senso e falam a primeira bobagem que vem à cabeça, principalmente com relação a certos assuntos que nos pedem a máxima discrição e sensibilidade. A coisa, enfim, está realmente ficando preocupante, fora de controle.

3) Para estes casos, só não crio um perfil adicional agora porque me faltam recursos para ter um segundo computador, coisa que me é tão necessária de modo a que eu possa manejar perfis secundários e jogar essa gente nefasta pro seu devido lugar, deixando o perfil principal para quem é digno de me ver doar-me por inteiro a esse meu semelhante perante Deus.

4) A razão pela qual isso é necessário está no filme O Poderoso Chefão: na rede social, devemos manter os amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda - e isso pede perfis com finalidades específicas. Afinal, se na vida temos muitas faces, por conta das diferentes circunstâncias com as quais lidamos, na rede social precisamos mesmo de vários perfis. Descobrir o que o inimigo trama é essencial para derrubá-lo.

5) Enfim, o que já sabia acabou se confirmando - e minha experiência acabou se aperfeiçoando.

6) Gostando ou não, as máscaras, tais como vemos na estrutura da realidade, são muito necessárias no meio virtual também. É nas máscaras que nós respondemos, enquanto pessoas, às nossas circunstâncias - nós nos tornamos personagens, de modo a interagir com aquilo que é necessário e relevante, já que viver é perigoso e pede inteligência e estratégia, de modo a se ganhar a vida eterna a cada dia.  Há uma guerra cultural lá fora e precisamos lidar com isso.

7) Não, definitivamente eu não defendo a falsidade - o fato é que vivemos em meio aos lobos e precisamos saber lidar com isso, de modo a sobreviver a esta selva hostil, mais uma dentre tantas

8) Pela minha experiência, aprendida na dor e no desgosto, vejo que perfil único, reunindo gente de todo tipo, não é uma boa idéia. Para cada perfil, uma finalidade, uma circunstância específica. Na rede social não há aquela sintonia fina que temos na vida real, em que não precisamos mudar de corpo ou de alma de modo a responder a uma circunstância diferente. No mundo virtual, a mudança desse frame só ocorre se você mudar de perfil, de modo a interagir com gente de perfil semelhante àquele ao da finalidade para a qual este perfil foi instituído.

9) Em alguns casos, você precisa jogar para a estrutura da realidade certos contatos, de modo a que a transferência de um contato de um perfil para outro seja a menos traumática possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário