Pesquisar este blog

sábado, 4 de julho de 2015

Da estrutura da colonização

1) Nos tempos antigos, quando os recursos em torno da cidade ficavam escassos, alguns cidadãos mais aventureiros partiam para uma outra região, de modo a estabelecer novas cidades.

2) Essas cidades recém-fundadas mantinham laços de lealdade para com a cidade mais antiga. Para acelerar o desenvolvimento da nova cidade, caravanas faziam a conexão, de modo a haver a troca de recursos entre a nova cidade e a cidade antiga, já estabelecida. Quando a cidade nova ficava madura, era sinal de que ela poderia mandar seus próprios cidadãos para terras distantes, de modo a ocupar novas terras, o que marca indício de governo próprio, soberano. É através desse sistema de lealdades sistemáticas que temos a noção de país tomado como se fosse um lar.

3) O esquema de colonização é esse, basicamente falando. Se somarmos a herança que temos de servir a Cristo em terras distantes, o dever de sermos leais à herança recebida é maior ainda.

4) O grande erro do conceito de "independência" do Brasil é que devemos ser necessariamente ingratos à missão que herdamos de Portugal. Somos parte de uma mesma nação - talvez o fato de o Brasil ser uma nação por direito próprio se deva mais pelo fato de que podemos servir a Cristo melhor dentro do nosso continente, como a única república de verdade que houve na América, tal como foi mencionado pelo presidente da Venezuela Rojas Paúl, quando este soube que nossa monarquia caiu - e, nesse ponto, fracassamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário