Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2015

O liberalismo magnificente não é libertarismo

1) Eu repito sempre: se você não tiver o domínio da linguagem, você conservará o que é conveniente, ainda que isso esteja dissociado da verdade. Você não será conservador - na verdade, você será conservantista.

2) O libertarismo nasce do protestantismo - e o protestantismo é a primeira mentalidade revolucionária que se conhece, pois foi a primeira que contestou a autoridade da Igreja Católica de uma maneira, digamos, "bem-sucedida". Se o protestantismo não acredita em fraternidade universal, então a produção de riquezas será buscada de modo a satisfazer a toda e qualquer necessidade pessoal, por mais desordenada que esta seja. E as pessoas buscarão a riqueza como um fim em si mesmo, sem se importar em ajudar aos irmãos necessitados, no sentido de integrá-los à sociedade.

3) Do protestantismo nasce a livre interpretação da Bíblia, a possibilidade de se interpretar a palavra de Deus com fins particulares. Se as coisas são interpretadas com fins particulares, então todos têm a sua própria verdade, o que leva à edificação de toda uma liberdade fora da liberdade em Cristo, uma liberdade voltada para o nada. E isso não é liberalismo, mas libertarismo.

4) A única liberdade verdadeira se dá em Cristo. E tudo o que se funda na liberdade em Cristo é liberalismo, pois é conforme o Todo que vem de Deus. E tudo que é fundado na liberdade em Cristo é magnânimo. E esse é o sentido medieval do termo. E liberal é aquilo que é verdadeiramente livre em Cristo a ponto de tudo estar em conformidade com o Todo que vem de Deus, pois a verdade é o fundamento da liberdade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário