Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Da importância da terceirização na economia de se tomar o país como um lar


1) Uma siderurgia precisa comprar minério, carvão, oxigênio líquido, óleo e centenas de outros insumos, de modo a poder desempenhar a sua atividade.

2) Em teoria, ela também precisaria comprar sabão em pó, vassouras, luvas para o departamento de limpeza, assim como também precisa comprar manteiga, carne, arroz para o departamento de cozinha.

3) São muitos insumos - é tanta coisa que o departamento de compras não dá conta. 

5) Em administração científica, nós temos um conceito muito importante: trata-se de se focar o que é prioritáro, o que é essencial à atividade produtiva de uma empresa, o seu carro-chefe, o que lhe compete, enquanto atividade econômica organizada.

6) Como a atividade empresarial é um atividade economicamente organizada e visa à produção de riqueza para todos, base para se tomar um país como um lar, então o departamento de compras vai se concentrar, tão somente, em comprar o melhor minério e não o melhor detergente em pó. Assim, aquilo que não é essencial à atividade da empresa ela vai delegar para outros colaboradores - como eles não estão subordinados à atividade da empresa, então ocorre uma terceirização da atividade.

7) Toda as atividades que facilitam a organização da empresa, de modo a que ela produza mais, como os restaurantes, a saúde dos empregados, a limpeza do lugar, tudo será terceirizado. A terceirização, enfim, aumenta a produtividade, a qualidade dos serviços e a dedicação de todos, que passarão a focar cada um a sua especialidade.

8) Os sindicalistas do setor de siderurgia perderiam poder, teriam menos filiados. É por essa razão que o PT é contra. Só pensam em seu próprio umbigo.

9) Quando se pensa em tomar o país como um lar, uma das primeiras coisas a se fazer em política é organizar as coisas de modo a que as pessoas tenham liberdade e passem a se dedicar a fazer àquilo que melhor sabem bem fazer, tornando a vida mais produtiva e mais rica.

Stephen Kanitz (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário