Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Da arte de fazer grupos de Estudo no Facebook

1.1) Se o processo revolucionário precisou de tempo para se organizar e se aproveitou das facilidades de massa, de modo a se alastrar, o processo de restauração necessita de um tempo ainda maior para se organizar e se estruturar - e, ao contrário do processo revolucionário, ele precisa de toda uma estrutura fundada na pessoalidade, já que o conservador conserva a dor de quem morreu por todos nós na Cruz - pois não há conservadorismo sem responsabilidade individual, com base em Cristo Jesus. Pois não dá para se promover conservadorismo se isso não for centrado na idéia de que você deve conhecer bem as pessoas, de modo a saber se elas amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. 

1.2) A rede social é particularmente muito útil para você fazer contatos espalhados pelo país afora, mas isso não basta - pois o contato face a face e a convivência de longo tempo, de modo a discutir questões úteis é também muito importante. O trabalhar junto e o apreciar das coisas edificantes junto são coisas que a rede social sozinha não pode trazer, mas pode facilitar. 

1.3) Se eu não tivesse toda uma circunstância desfavorável, eu viajaria pelo país afora e conheceria todos ou quase todos os meus contatos pessoalmente. Então, escrever para os meus contatos foi o que me sobrou.  

2.1) O comportamento massificado dos agentes na rede social já denuncia um grave sintoma de nacionalismo, de conservantismo e de salvacionismo, bases para mais anos de apatria renovada. E não há comportamento massificado sem mentalidade massificada, componente essencial para a mentalidade revolucionária, pois nega a responsabilidade individual e a pessoalidade como norma para se tomar o país como um lar.

2.2) O simples fato de haver um movimento de massa, impessoalizado, já denuncia a presença de um conservantismo - as pessoas não conhecem História do Brasil, se contentam com o conhecimento disponível, e não sabem, e muito menos querem saber, qual é o seu lugar numa sociedade sem sentido, que é a sociedade pós-15 de novembro de 1889. Eis aí uma razão pela qual o movimento nas ruas não possui um líder claro. 

2.3) A maioria sabe mais o que não quer do que aquilo que realmente necessita ser exigido, com base na lei natural e na conformidade com o Todo que vem de Deus. Se conhecessem a História do País a partir da aliança que foi fomentada em Ourique, saberiam aquilo que precisa ser buscado.

2.4) Para se fazer frente a isso, além do contato físico, grupos de estudos precisam ser fomentados primeiro, mas esses grupos não podem ser montados sem primeiro se estabelecer todo um procedimento, de modo a que pessoas novas possam entrar nele. 

2.4.1) O primeiro passo é conhecer a pessoa, pois é preciso saber se a pessoa ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Se a pessoa conserva o que convém, ainda que isso seja dissociado da verdade, então essa pessoa não é conservadora, mas um agente canceroso em grau moderado. Só por conta disso, muita gente já ficaria de fora, pois conservantismo é causa de conflito, pois ele fabrica má consciência individual sistematicamente, gerando uma externalidade negativa, uma má consciência coletiva. Afinal, não dá pra incluir os bons sem excluir previamente quem realmente não presta.

2.4.2) Se A tem parceria individual com B, com C, com D e com E, ele pode fundir essas cinco parcerias num só conjunto sistemático - e ele, pela via natural, tem o poder moderador dessa parceria conjunta, pois é de fato o Rei desse grupo. Depois de muitos anos fazendo pesquisa conjunta, um grupo de discussões no facebook pode ser criado, de modo a que discussões sérias e de qualidade possam ser feitas e com qualidade. Esse grupo nasce fechado primeiro e depois vai se abrindo aos poucos - e o crescimento precisa ser sustentado no trabalho e não na propaganda.

2.4.3) No meu caso, eu só tenho apenas dois contatos para pesquisa conjunta - número insuficiente para um grupo de estudo.

2.5) Grupos de estudo necessitam de uma base concreta para que possam progredir - às vezes, necessitam do contato pessoal entre os membros, de modo a que possam fluir melhor, pois a conversa face a face pode ser uma solução melhor, onde a conversa por escrito pode falhar. Se os grupos forem criados numa base abstrata, a mesma pela qual temos movimentos libertários-conservantistas, eles jamais irão longe, pois decorrem da liberdade para o nada e nos levam a lugares nenhuns - e isso pode trazer conflitos entre as pessoas, num momento em que a unidade se faz mais necessária. E esses conflitos são alimentados pela vaidade, causa para se conservar o que convém, ainda que dissociado da verdade. É por essa razão que enfatizo tanto a necessidade de se excluir previamente os conservantistas de todos esses grupos, pois eles não são pessoas - são idiotas úteis, a serviço de grupos tão revolucionários quanto os marxistas, como são os positivistas, os liberais e os do chamado cristianismo reformado.

2.6) O que escrevo hoje se funda no fato de que a mera união contra o PT e o Foro de São Paulo não basta - uma base cultural e moral precisa ser criada, pois a cultura de se conservar o conveniente, ainda que dissociado da verdade, precisa ser trocada por aquela que decorre da dor e morte de Cristo na cruz, de modo a que tomemos o país como um n'Ele, por Ele e para Ele.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário