Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

Relato da minha experiência pessoal com o Rio de Janeiro


Em meus 34 anos de existência, 450 anos desde a fundação da cidade, eu vi meu Rio definhar:

01) Vi Brizola e a dominação nazi-pedetista.

02) Vi falirem a cidade do Rio e vi minha mãe ficar mais de 3 meses sem receber.

03) Vi as empresas todas migrarem pra SP, durante o tempo do Marcello Alencar.

04) Vi a aliança PDT e PT (Garotinho e Benedita)

05) Vi o crime tomar conta.

06) Vi o funk se tornar movimento cultural.

07) Vi Sérgio Cabral cometer atrocidades.

08) Vi o Prefeito Eduardo Paes transformar a cidade num caos. Ele é o contrário do Pereira Passos: um bota-abaixo para nada, tal como foi com a perimetral.

09) Vi o Lula, com sua Olimpíada e sua Copa do Mundo, fazer com que os preços dos imóveis da cidade se tornassem surreais.

10) Não vi o Rio ser capital do Brasil e nem vi o Rio no tempo da monarquia. Muitos menos o Rio como sede do Grande Império Português, que foi edificado desde Ourique.

Coisas boas que aconteceram nesta cidade:

01) Esta cidade me viu me tornar monarquista e viu me tornar católico. O Rio Antigo é o atestado de tudo aquilo em que acredito. Os prédios não recebem manutenção, por conta da canalhice dessas autoridades constituídas da República - aquilo se mantém de pé, não só porque era bem projetado e bem construído, como também é vontade de Deus inspirar aos sensatos de que a monarquia deve voltar. E o lugar da capital do Brasil é aqui, na minha cidade. 

02) Foi nesta cidade que comecei a escrever os primeiros artigos da teoria da nacionidade.

03) Vi o Papa João Paulo II, ainda que na TV

04) Conheci meu padrinho, que foi ordenado por ele, quando bispo em Cracóvia. Graças a ele, tenho progredido muito. E é por conta disso que estou aprendendo a tomar a Polônia como meu lar também.

05) Nesta cidade Olavo morou alguns anos de sua vida. Então, ela de certo modo é olavette.

Enfim, este é o balanço do Rio que conheci, nestes meus 34 anos de existência.

Tirando meus 7 anos de vida universitária, que se deu em Niterói, e uma semana em Foz do Iguaçu, quando tinha 13 anos, toda a minha vida foi aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário