Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O que acontece quando temos um mau governante? Um estudo comparado entre a monarquia e a república, levando nossa experiência histórica

1) Quando se tem um mau Rei ou Imperador, ele deve ser destituído do trono, pois este é patrimônio da nação e só um homem muito honrado, ou uma mulher muito honrada, pode sentar-se nele, de modo a nos governar por gerações, tendo por Cristo fundamento. O trono é tão sagrado quanto o altar de uma Igreja: profaná-lo é um crime, um atentado contra a pátria naquilo que ela tem de melhor.

2) Se o destituído tiver filhos, que os filhos assumam - se eles forem menores, haverá preceptores de modo a prepará-los para reger o país enquanto eles forem menores. Os jovens são a esperança de uma nação melhor - e isso começa pelos jovens filhos do monarca, ainda em formação. Em tempos sem rei ou imperador, os melhores homens da política pátria regerão o país, se o jovem sucessor não tiver mãe, tal como aconteceu com D. Pedro II. Naqueles anos, o país estava em formação, o que agravava ainda mais as coisas. Hoje, nós não temos esses estadistas (ao menos, por enquanto).

3) A "experiência republicana" de uma regência composta por estadistas é algo temporário, suportável, por mais difícil que esta seja. Mas o que importa é que o país vai se reconciliar e será tomado como se fosse um lar, sob a liderança de um bom Rei ou Imperador. Nos tempos da regência, ao contrário da república, podíamos ao menos ter a esperança de que seríamos bem governados por um bom monarca e que os desastres da regência seriam logo corrigidos - afinal, todas as expectativas de um país estão depositadas no Imperador e pelo bem do país ele não pode errar, pois Deus muito cobrará dele nesta vida. É por essa razão que ele deve ser bem preparado para o encargo desde cedo, pois não é fácil ser monarca - é por ser tão importante para o país que esse encargo é tão pesado quanto a cruz que carregamos, como simples pecadores do povo que nós somos. Os pecados do soberano são mais graves do que os do cidadão comum, pois ele é modelo de conduta para o país inteiro, ao longo das gerações. É um compromisso muito sério, pois é para a vida toda, tal qual um casamento, em Deus fundado.

4) Nós, como povo, devemos rezar de modo a que este tenha um longo e produtivo reinado, de modo a que sejamos uma grande nação. E que nesta nação nasça gente capaz de edificar coisas maravilhosas, de modo a engrandecer ainda mais a nação, sob a liderança justa desse monarca.

5) Eis aí porque sou tão receptivo à monarquia. Na república, o botijão a gás pode ser destituído, mas vai entrar um maçom, após 2 anos de governo. Se as eleições forem convocadas, nestes primeiros dois anos, vai entrar o 9 dedos - e isso nós não queremos.

6) Eu não quero maçons e nem o famigerado 9 dedos. Muito menos o aezinho, que não se mostrou líder, mesmo diante de 51 milhões de votos nele. Ele, como todo presidente, nunca foi preparado para governar - ele tem um nome só porque é herdeiro do avô. Não é homem por título próprio, como se pede dos grandes estadistas.

José Octavio Dettman

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário