Pesquisar este blog

domingo, 4 de janeiro de 2015

Da finalidade da lei


A finalidade da lei não é abolir ou conter, mas preservar e ampliar a liberdade. Em todas as situações de seres criados aptos à lei, onde não há lei não há liberdade. 
John Locke

Comentários:

1) A lei já existe e ela se dá na carne, pois decorre da verdade, que se dá em Cristo. 

2) Não existe liberdade sem a verdade que d'Ele decorre. 

3) A lei humana, para ser conforme o Todo, só dá os contornos práticos, de tal modo a que esses direitos, fundados na lei natural e em conformidade com o Todo, sejam buscados, tal como se exerce uma legítima defesa, quando esta legislação sagrada é violada ou profanada.

3) Nenhuma lei humana, fundada em sabedoria humana dissociada da divina, cria direito - o que a lei humana pode fazer é colocar um meio de modo a este direito seja exigido ou exercido de maneira regular, de modo a que estejamos em conformidade com o Todo que vem de Deus, garantindo assim a justiça entre nós. E é de uma ordem justa que se emana o senso de se tomar o país como um lar. 

4) O que o ser humano pode fazer é regular o exercício de um direito, e isto se dá através da criação de condições suspensivas ou resolutivas ou por meio de hipóteses prevendo a violação de um direito e a sua conseqüente pena. Mas, ainda assim, toda regulação deve ser fundar numa política de prudência. Há direitos concedidos por Deus desde a eternidade esperando a sua descoberta, a sua revelação ser conhecida entre nós,à medida que nós investigamos e passamos a compreender aquilo que Deus quer para nós. Uma vez entendido o plano de Deus, o exercício desse direito vai sendo concedido progressivamente à sociedade, através da promoção da Palavra de Deus e da verdade, que se dá em Cristo. A lei, a serviço da fé, só entra para consolidar, quando isto estiver definitivamente sedimentado na carne, entre nós.

5) Sem o estudo de Deus torna-se impossível o estudo da justiça, que é a verdade de Cristo que se dá no plano prático, nas ações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário