Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

O invisível se torna visível com o tempo


1) Deus é criador de coisas visíveis e invisíveis. E a Bíblia tem uma passagem que mostra que certas coisas, no tempo de Cristo, não foram anunciadas, mas que seriam com o tempo anunciadas depois, tal como se deu com o distributivismo. Esta passagem nos estimula a crermos no invisível, que se tornará visível, ligado na terra e no céu por conta do poder das chaves, que constroem a ponte que liga a sabedoria humana à sabedoria divina.

2) Quando a sabedoria divina se torna visível à sabedoria humana, por força do Espírito Santo, ocorre o desenvolvimento do dogma, pois é um desdobramento da verdade que se dá em Cristo, Nosso Senhor - e um desdobramento não é evolução, mas confirmação de uma verdade antiga nos nossos tempos presentes, cuja forma de ensinar é readequada às exigências de nossas circunstâncias, sem ser revogada - eis aí o porquê de a lógica divina ser paraconsistente, pois ela vai muito além da forma, de modo a que a verdade fique visível e nela se confirme. Assim como Cristo deu pleno cumprimento à lei mosaica, o Papa Leão XIII facilitou o trabalho desse pleno cumprimento no nosso tempo e lugar, renovando assim as coisas e atualizando a nossa tradição. 

4) Se há uma atualização constante, sistemática, da Santa Tradição, então podemos tomar a pátria definitiva como sendo nosso lar e como um legado para as futuras gerações - e a pátria terrena, para ser virtuosa, precisa estar conforme esse todo, de modo a nos preparar para o nosso destino derradeiro. É só assim que a pátria na terra será tomada como um lar, com base no nacionismo. Se o fim é bom, o meio será virtuoso - por isso que o nacionista tem pelo menos duas pátrias, pois toda forma boa deve atender a um conteúdo bom.

4) Dizer que o distributivismo não existia antes da rerum novarum e da quadragesimo anno é dizer que não crê no invisível. Se você não crê no invisível, você não crê em Deus.

5) É preciso tomar muito cuidado com esses que são formados em escolas positivistas. Tem gente que anda interpretando a DSI tal como protestante interpreta a Bíblia: interpreta literalmente, como se fosse crença de livro e comete sérios erros doutrinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário