Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O descarte pelo descarte é conseqüência da inovação pela inovação


1) Há quem me pergunte: não seria sensato que as coisas fossem todas descartadas?

2) O descarte sistemático impessoaliza o uso - e quando se impessoaliza o uso a gente simplesmente não avalia o valor intrínseco às coisas, seja pela qualidade contida num livro, seja pela circunstância pela qual esta coisa foi usada, de tal modo a nos evocar uma boa memória, como a santidade de quem usou esta coisa. Enfim, o uso impessoalizado faz com que os homens sejam substituídos uns pelos outros, o que faz com que sua vivência e sua experiência sejam descartadas, o que é desumano.

3) Enfim, o uso e a destinação das coisas deve ser conforme o todo que Deus, de tal forma a que busquemos a vida eterna. As coisas devem ser buscadas de modo a que isso nos leve à santidade e à promoção do que é benigno - o melhor meio será buscado e, para isso, os homens escolhem e a apreciam as coisa de modo livre, desde que não percam a noção daquilo que é conforme o todo. 

4) Algumas coisas vão a descarte porque é improdutivo usar. As coisas não podem ir a descarte por mero descarte, pois isso é valorizar a inovação pela inovação, coisa derivada de uma ordem que depende do modismo e do sensacionalismo para poder prosperar, dado que isso se funda no amor ao dinheiro e à falsa verdade de que o dinheiro chama dinheiro. 

5) Os maiores amigos do progresso não são os inovadores, mas os que readequam as coisas, de tal modo a que elas nos dêem causa a estarmos em conformidade com o todo que vem de Deus. Valorizar relíquias é estar constantemente lembrando de algo bom; é reciclar e dar nova destinação às coisas, de tal modo a atualizar a nossa santa tradição. É reciclagem que dá causa à atualização da mensagem de Cristo, pois nós aceitamos o pecador que venceu o pecado e que nos deu um valioso exemplo de santidade para nós. Não é sensato descartar as coisas, sob pena de sacrilégio.

5.1) Um escritor de nosso tempo que tenha produzido coisas santas em seu laptop terá seu laptop tomado como se fosse relíquia. E isso vai acabar gerando um ramo tecnológico mais condizente ao cristianismo, de tal modo a que as coisas durem e não tenham o seu uso impessoalizado, de tal modo a que esqueçamos Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário