Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Língua culta não é sinônimo de cultismo

1) Uma língua culta é aquela cuja forma e sintaxe servem de modo a nos levar para a verdade, que se dá em Cristo. Uma língua derivada de homens cultivados faz da beleza em sua forma e sintaxe um meio de se promover a verdade.

2) Cultismo é elevar o formalismo da correção gramatical até as últimas conseqüências - isso é fazer da língua uma crença de livro, dado que a razão de escrever será elevada a uma busca da arte pela arte, cujo fim só será vão.

3) O cultismo dá causa a um ocultismo, a uma linguagem empolada, hermética, que dá causa à gnose, desserviço à verdade. O academicismo marxista se caracteriza pela linguagem empolada e difícil de ser compreendida.

4) Uma língua culta não pede correção gramatical ditatorial, mas construções adequadas, feitas de tal forma a que as pessoas entendam e captem a sua mensagem de escritor de maneira clara.

5) Livros que eram suficientemente claros 200 anos atrás deixam de ser claros a partir do momento em que as pessoas deixam de ver a língua como um meio sagrado, de modo a que a democracia dos mortos seja preservada pelos vivos e por quem virá depois.

6) A língua, quando é tomada como um elemento de uma nação tomada como se fosse religião, vai perdendo sua ligação com algo concreto que lhe deu origem, de tal forma a se tornar um espectro de língua, hermeticamente fechada, dando causa a que o erro seja semeado e a mentira sejam cultivados como se fossem verdade. A constante entropia é uma conseqüência das políticas nacionalistas, onde o ensino é feito de tal forma a agradar os interesses do governo ou da sabedoria humana dos gramáticos, que é dissociada da divina

6) Para se fazer frente à entropia, é necessário que se readeqüe as formas, de modo a não fugir da verdade que se dá em Cristo. O dia em que a cultura de país tomado como se fosse religião for abolida, de modo a dar causa a uma cultura de país tomado como se fosse um lar, o que haverá é distribuição sistemática de escolas de gramática, de tal forma a que se estude constantemente formas adequadas de tal forma a se preservar a tradição antiga, sem destruí-la, e adequá-la às novas gerações, de tal forma a que a forma boa de 200 anos atrás seja ainda boa, pois ela serve a Deus. Isso é pois uma forma de se distribuir cultura.

7) Forma pela forma, causa da língua empolada, é exibicionismo odioso - e isso deve ser descartado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário