Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Bandeirantes e Conquistadores - um estudo comparado

1) A atividade dos bandeirantes surgiu por conta de dois fatos:

1.1) Exceção à regra que proibia escravidão de índios cristianizados. Somente os índios paganizados podiam ser escravizados em guerra justa. Essa exceção criou um nicho na economia colonial.

1.2) O fornecimento de escravos ao Brasil estava suspenso: Angola, um dos principais fornecedores, foi capturada pelos holandeses.

2) O bandeirante levava em consideração à herança portuguesa de servir a Cristo em terras distantes. O conquistador espanhol nasceu da Reconquista e foi para o Novo Mundo num contexto em que a Espanha estava em busca de si mesma.

3) Enquanto os bandeirantes exploravam uma brecha na lei, os conquistadores espanhóis organizavam conquistas em busca de riqueza e fortuna, glória pessoal. Tal como os franceses, eles iam para o Novo Mundo para a glória para o nascente reino espanhol.

4) Quando uma nação vai em busca de si mesma, sem um mandato do altíssimo, de modo a servir a ele em terras distantes, a tendência é ser um péssimo colonizador ou praticar atrocidades.

5) Até na conquista de povos inimigos os portugueses foram conquistadores menos brutais que os espanhóis. Isso porque estavam guiados pelo Espírito Santo em seu propósito, coisa que foi estabelecida desde Ourique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário