Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sobre o potencial do crowdfunding no jornalismo


1) O melhor serviço de jornalismo que pode haver é o jornalismo servido com credibilidade.

2) Uma das causas do sensacionalismo na imprensa está no fato de que os meios de difusão da informação estão concentrados em poucas mãos, a ponto de haver um oligopólio, causa dos trustes, que visam à eliminação da concorrência. Através desses sistemas combinados, a difusão da informação é controlada de modo a beneficiar os anunciantes, que sustentam a atividade jornalística. E se o governo é o principal cliente, então a grande corporação midiática se torna cúmplice dos crimes políticos que dão causa ao comunismo e ao totalitarismo.

3) Se os meios de informação a serviço da população estão em poucas mãos, a tendência é que muitas informações relevantes passem a ser sonegadas, dando causa a que mentira seja dita de modo a se semear uma verdade fora da conformidade com o todo que vem de Deus. É por se semear isso sistematicamente que a grande mídia torna-se um órgão a serviço do Estado totalitário. 

4) Da concentração de bens em poucas mãos, da concentração dos poderes de usar, gozar e dispor em poucas mãos, nasce o abuso, o absolutismo sistemático, que não só dá causa à perversão da lei dos homens, como também leva à promoção de toda a sorte de relativismo moral que dá causa a que a lei natural seja convenientemente esquecida.

5) Talvez a melhor forma para se fazer frente a isso seja mesmo o crowdfunding.

6) Se os meios jornalísticos dependem muito da publicidade, então seria mais sensato que o jornalismo sério fosse mantido através do mecenato público, promovido pelo sistema de crowdfunding. Assim o jornalismo sério seria uma opção honesta e válida de vida, sem ficar a mercê dos interesses escusos dos anunciantes, que matam a verdade.

7) Se me comprometo a servir à comunidade difundindo informações que são boas e necessárias, de modo a se estar na conformidade com o todo de Deus, então o crowdfunding é uma forma sistemática de seguir o conselho de Cristo: "dê ao seu irmão o que ele pede". E isso é distributivismo.

7.1) Se eu recebo várias contribuições sistemáticas 5 reais, posso montar um caderno só sobre futebol

7.2) Se eu recebo várias contribuições sistemáticas de 10 reais, posso montar um caderno só sobre notícias do Vasco.

7.3) Se recebo várias contribuições sistemáticas de 50 reais, posso montar um caderno só sobre infromações concernentes ao foro de São Paulo.

8) Além de não ficar de rabo preso com o governo, que é quem sustenta as grandes corporações de imprensa, o jornalismo pode se manter independente e prosperar fundado nisso. 

9) Além disso, há uma grande verdade que não pode ser negada: a publicidade, que apela para a emoção e para os anseios das massas irracionais, substitui o argumento, que visa ganhar o coração e a mente dos indivíduos, dado que este serviço é um tipo de evangelização. E se a publicidade substitui a dissertação, então ele promove desserviço à verdade - e é esta por sinal a causa do mau jornalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário