Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Rad-trads como os novos montanistas

1) Quem faz da tradição crença hermética do mesmo modo que a sola scriptura certamente tende a seguir as idéias de Hermes.

2) Hermes é uma das entidades mais cabalísticas que há - e é a causa da gnose.

3) Eu já tive aula sobre cabala e sobre Hermes antes - e todo esse conhecimento se funda em sabedoria humana, dissociada da divina. Hermenêutica para todo e qualquer fim que não seja a serviço da verdade, que se dá em Cristo, sempre produzirá gnose.

4) A Hermenêutica cristã é aberta do ponto de vista cognitivo para Deus e fechada de modo a que a sabedoria humana dissociada da divina não a perverta.

5) A hermenêutica cristã é como um cofre: é aberto, para receber os tesouros do céu. Quando o tesouro está depositado nele, ele fica fechado e lacrado, de modo a não ser dilapidado.

6) Quando se faz sola traditio, o sentido da tradição corretamente interpretado fica pervertido. Do mesmo modo, o sentido do martírio, da morte fundada na fé cristã, fica pervertido.

7) A sola traditio, a sola fide, a sola scriptura produzem novos tipos de montanistas.

8) Esses novos montanistas serão pessoas que se jogarão aos leões de propósito ou que se deixarão ser crucificadas de propósito (e isso inclui o martírio moral). É por tratarem o corpo como uma propriedade a ser destruída que eles acham que podem dispor da própria morte de modo a estar o mais rápido possível na Casa do Pai Celeste. Isso é um tipo de suicídio.

9) Se eles fossem mais inteligentes saberiam que o pensamento cristão sério e conforme o todo é perseguido pelos seus opositores porque ele tem valor em combate. E esse valor, que é bom, combate o mau, através do bom combate.

10) Os perseguidores de Cristo, pela sua sabedoria humana dissociada da divina, acham que é se matando os bons soldados é que se acaba com a mensagem de Jesus e nisso eles estão errados.

11) Os novos montanistas colaboram com os perseguidores de Jesus porque eles relativizam o valor da mensagem de Cristo, que deve ser perseguida. Ou seja, eles reduzem, pelo seu mau exemplo, o valor divino do bom combate, cujo valor se dá em Deus e que se prova através do teste do tempo e da constante sucessão das pessoas no tempo e no lugar.

12) O cristianismo, através desse teste, sobrevive a toda e qualquer perseguição. Isso sem contar que cresce, toda vez que ele é perseguido e testado.

13) É através da gnose do montanismo que todos os outros três conservantismos morrerão junto com ele. É como juntar todo o lixo no mesmo saco, de modo a que este seja jogado no latão apropriado.

José Octavio Dettmnn

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2014 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário