Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Oitenta é perfeição dobrada, responsabilidade dobrada


1) 80 é 40 x 2. Se 40 é número de perfeição, tal qual o fato de os hebreus haverem ficado 40 anos de deserto, então 80 é perfeição dobrada, bênção sobre bênção.

2) bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, pois dividir é multiplicar - isso é chamar constante mente Deus para que Ele te guie nesse caminho tão penoso que é a vida intelectual. Se as coisas se dão no tempo de Deus, isso dá margem ao processo de capitalização moral.

3) Se muito lhe é dado, muito lhe será cobrado. E para isso você deve ler os livros mastigando e digerindo. E achar ouro em cada montanha que você explora não é tarefa fácil.

4) Quando a bênção se multiplica e se distribui por conta de todo o seu trabalho se dar no tempo de Deus, então suas idéias deixam o mundo interior, a vida privada, e atingem o mundo da praça, onde as pessoas se reúnem de modo a saber as coisas que acontecem no país, no mundo e talvez em busca de coisas interessantes que as edifiquem, como uma proposta de emprego.

5) Quadrado em inglês é square. E square em inglês também significa praça.

6) Quando falo que bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, isso significa dizer que as boas idéias são como as sementes que se deixam voar ao sabor do vento - elas caem sobre a terra e colonizam novos lugares, arvorando a idéia de se tomar o país como um lar, fundado na pátria do céu. Por isso, elas devem sair do mundo interior, da vida privada, e devem edificar o mundo a partir do mundo da praça - até influir na vida pública, no mundo que se dá nos gabinetes e nos palácios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário