Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O compasso entre mente e corpo, a serviço de Deus, leva a uma monarquia pessoal


Há quem diga:

"A família tradicional é ultrapassada".

Eu respondo:

1) Essa falsa noção está sendo distribuída como se fosse verdade. Não podemos tomar o errado como se fosse o certo, o nosso norte.

2) Pois pela lei natural a entidade familiar é atual e permanente. Por isso, não devemos confiar na sabedoria humana dissociada da divina e devemos continuar pregando os valores da lei eterna.

3) Ainda que nos matem, nós somos testemunhas de Cristo e é disso que se surge a verdadeira fé. Não há fé sincera sem martírio. Por isso não podemos desistir de lutar e continuar servindo.

Ha quem diga: 

"As pessoas estão criando valores morais extremamente destruidores delas mesmas."

Eu respondo:

1) Isso decorre do fato de se pensar que o corpo é como uma propriedade. Já vejo aí a retomada da escravidão.

2) Quando se encara o corpo como propriedade, a pessoa passa a ter poder absoluto de usar, gozar e dispor. E ao dispor, pode-se destruir a si próprio e outras pessoas.

3) Quando se é morada do espírito, o corpo fica a serviço da alma, que responde a Deus, ao seu chamado. Há um poder moderador, vindo do alto - trata-se de uma monarquia em si mesma.

4) Esse poder moderador se distribui a todos - por isso que é distributivismo. Mais do que um aspecto econômico, é um aspecto moral, pois atende às necessidades do corpo e da alma. 

5) A teoria econômica hoje anda bem reducionista, por conta da influência liberal e do marxismo. Não podemos saber com base científica a origem real do universo, como se o ser humano tivesse o dom de saber tudo. A fé com base nisso poderia ser questionada. Os postulados são óbvios: Deus existe, Jesus deu sua vida por nós. O tempo muda com sua vinda.

6) Enfim, não há liberdade sem que o querer e o agir sejam moderados. Isso vira prudência, quando serve a um (e caridade, quando se serve aos outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário