Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Comentários sobre a polêmica envolvendo Olavo e a Causa Imperial

No meu entender o prof. Olavo não tem razão nessa questão que ele está levantando com a Causa Imperial.

1) Já assisti algumas palestras dos Príncipes da Família Imperial Real do Brasil, e diversas vezes vi o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança mencionar de maneira clara os "erros da família Imperial no passado", mais do que isso, fazendo referência inclusive àquilo que o seu pai, Príncipe Dom Pedro Henrique, lhes ensinou sobre os erros cometidos pela monarquia no Brasil e no mundo e que tiveram como fruto a deposição (caso da Família Imperial Real do Brasil) ou a morte (caso da Rússia) das monarquias. Ademais, a postura de TODOS os varões de linha principal da Casa Imperial do Brasil é - hoje - a de DEFESA RADICAL da Igreja Católica como esteio necessário ao Brasil, coisa que o prof. Olavo também faz ao seu modo (ou: de modo um pouco diferente). Ou seja, se seus ancestrais cometeram erros, HOJE os membros da Família Imperial Real do Brasil fazem o contrário. Isso significa que fizeram, sim, aquilo que chamam de metanóia, da mesma forma que o próprio prof. Olavo fez em relação ao comunismo.

2) A monarquia brasileira perseguiu a Igreja Católica tanto quanto possível? É óbvio que não. Quem perseguiu a Igreja Católica "tanto quanto possível" foram os revolucionários franceses, os comunistas, etc.

3) Questão de pedir desculpas publicamente. O Chefe da Casa Imperial Real do Brasil vai pedir desculpas publicamente para QUEM? Para algo impalpável chamado "o povo brasileiro"? Como se opera uma coisa dessas? A única forma, penso, é na própria consciência individual dos Príncipes e naquilo que eles dizem em oração diretamente para Deus e na oração contida nas ATITUDES no presente.

Enfim, as respostas que o prof. Olavo deseja são, respectivamente, não e sim.
Nesses pontos que o prof. levantou, no meu entender, ele não tem razão não.

Algo que me desagrada na maneira como a questão está sendo posta é que ela expõe a Família Imperial Real que existe HOJE a um prejuízo que não é justificado. Influente como o prof. Olavo é, é certo que com esses comentários já surgiu "do nada" fãs do prof. Olavo que são "anti-monarquistas desde criancinha".

PS: Por justiça faz-se necessário lembrar que a história da linhagem da Família Imperial do Brasil não inicia com ela no Brasil, mas tem raízes em grande parte da história de Portugal. Com isso quero dizer que mesmo que a Família Imperial do Brasil possa ter causado ou participado de algum prejuízo ao catolicismo no Brasil, torna-se necessário lembrar que graças à atuação dos ancestrais dessa mesma linhagem o ensinamento do Cristo foi levado a meio mundo, para a Ásia, África e à América, com dezenas de milhares de mártires. Não me parece justo ressaltar uma ação estabalhoada num período muito conturbado sem lembrar-se também daquilo que foi feito de bom e acertado.

(Francis Lauer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário