Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Método para se redescobrir o sentido de ser brasileiro: ser como a Espanha

1) Quando a Espanha se libertou do domínio dos sarracenos, em 1492, ela o fez com duplo propósito afirmativo: sou parte da Europa e parte da cristandade. E afirmou isso não só construindo, mas também combatendo e rejeitando quem não queria tomar isso como se fosse um lar.

2) Mas isso só não bastava: Enquanto Portugal foi aos mares por ordem de Cristo Jesus, a Espanha foi aos mares em busca de si mesma. E o mundo hispânico, fundado no continente americano, é reflexo disso.

3) Nós fomos parte da Espanha entre 1580 a 1640. Então, uma parte disso herdamos.

4) Para se combater o quinhentismo e o comunismo, talvez devêssemos nos lançar contra o foro de São Paulo da mesma forma como a Espanha se lançou contra os mouros, na Reconquista Cristã. Pois devemos reconquistar nosso país também.

5) Como os mares já são todos conhecidos e livres para a exploração e comércio, talvez se indo para a fronteira final, o espaço, de modo a fazer ciência, seja a melhor forma de imitarmos a Espanha neste aspecto. Feito o desenvolvimento tecnológico, devemos progredir como sociedade da mesma forma como Portugal se fez enquanto civilização: tendo por fundamento servir a Cristo em terras distantes, mesmo as de outra galáxia. 

6) Talvez seja nestas duas experiências ibéricas, das quais somos herdeiros, que devemos reencontrar a nós mesmos, enquanto herdeiros da missão de servir a Cristo em terras distantes, razão de ser para se servir o país como um lar.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2014/01/metodo-para-se-descobrir-patria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário