Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diferenças entre a origem comum e a normal de um povo


1) Quando se tenta descobrir a razão de ser um país de modo a ser tomado como um lar, nós subimos na genealogia das nações até encontrar a origem comum, que é Cristo Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida - e em algum momento da história humana ele nos aparece com uma missão específica, que, se levada a cabo, faz florescer uma civilização entre nós. E isso se deu entre nós em Ourique, em 1139. Esta é a origem comum mais próxima - a mais remota está no momento da morte e ressurreição de Jesus, que é neste momento que Ele manda os Santos Apóstolos para evangelizar o mundo inteiro.

2) A origem normal decorre na busca de um mito fundador - geralmente isso ocorre quando fundamos um país rompido com aquela razão de ser, que se dá em Cristo.  No nosso caso, ela está em 1500. Enquanto se conservar entre nós a falsidade de que o Brasil se fundou em 1500 e não em 1139, o que haverá é formação de um prurido psicológico, algo tão fingido, tão insincero, em que a nação será tomada como religião e não como um lar, que se dá em Cristo.

3) É muito importante darmos importância a nossa origem comum do que à pretensa origem normal. Pois toda origem normal será anormal, uma vez que ela impõe comportamentos antinaturais, que nos afastam da conformidade com o Todo que Deus edificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário