Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Diferença entre patriotismo e nacionismo


01) Há quem me pergunte a diferença entre a patriotismo e nacionismo. Eles são sinônimos?

02) O patriotismo é um jeito de ser já formado, consolidado. É uma coisa tão edificada que tomamos o fato como coisa - enfim, ela se torna norte sociológico.

03) Mas quais são as causas do patriotismo tal qual ele o é? Aí que entra o estudo da nacionidade, ou seja, a ciência de se tomar o país como um lar e não como religião. Aí teremos que ver as circunstâncias da nossa fundação enquanto pátria e a experiência dos primeiros colonizadores, ao colonizar esta terra, e como isso foi se passando para as gerações seguintes, por meio do ensino e da tradição. 

04) Quando Portugal se formou, já se conheciam verdades de antemão quando este país foi fundado. E essas verdades, que se fundam em Cristo, precisam ser conservadas e distribuídas pelo mundo afora. E foi assim, em Cristo Jesus, que nasceu a vocação de Portugal de desbravar os mares.

05) Quando nosso país foi fundado, nós nos tornamos herdeiros desta tradição. Nós somos produtos da relação triangular envolvendo Europa, África e América. Aquilo que se estabeleceu em 1139 e os fatos culturais decorrentes da relação de comércio triangular é que dão causa para o Brasil ser Brasil.

06) Somando tudo isso, além da aparição de Nossa Senhora em Aparecida, nós temos toda uma gama de informações que dão causa para que possamos seguir nosso caminho, seja como um país independente, ou como parte de um Reino Unido a Portugal.

07) A grande tragédia desta nação foi jogar fora tudo o que se conhecia de antemão e abraçar a cultura liberal do século XIX, que deu causa a tragédia republicana do século XX e à dominação nazi-petista do século XXI

08) Quando se visa a estudar o modo como devemos tomar o país como um lar, a teoria deve radicar-se no Brasil. E não adianta povo nenhum imitar a gente: cada povo deve buscar estudar as razões e circunstâncias pelas quais o país deve ser tomado como um lar e corrigir aquilo que é errado e que leva ao esfarelamento da pátria, em face da ação comunista ou liberal.

09) Todo patriotismo deriva de causas e circunstâncias pelas quais o país é tomado como um lar e não como religião. Sem o estudo da nacionidade, não há verdadeiro patriotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário