Pesquisar este blog

sábado, 2 de agosto de 2014

Conselhos de vida intelectual


1) Sempre estude assuntos que sejam relevantes pra você, mesmo que as pessoas não venham a dar relevância para aquilo que você pesquisou. Até porque o brasileiro não dá valor ao verdadeiro e sincero trabalho que se faz no campo de pesquisa. Só mais tarde é que se dará o devido valor ao seu esforço, pois Deus está de olho nas injustiças que fazem a você. Por isso, tenha a paciência de Jó. 

1-A) É o que acontece comigo no campo da nacionidade. A base pela qual comecei a estudar o assunto foi o livro Belonging in the two Berlins, de John Borneman.

1-B) Muitos torceram o nariz para mim porque essas pessoas o tomam como um autor "secundário".

1-C) Quando reconheci a relevância da diferença entre se tomar o país como um lar e tomar o país como se fosse uma religião, tratei de correr atrás da obra e de estudar aquilo que era relevante. Vi que essa diferença é essencialmente primordial, primária, necessária - e isso me levou à busca da verdade.

2) Há autores básicos, insubstituíveis. Exemplos são Sócrates, Platão e Aristóteles. Quando se quer começar do zero, é por eles que se começa. Quando se é novato e precisa aprender o necessário para poder conduzir uma boa investigação, esses três são a base.

3) Os autores primários são aqueles que dão causa ou início à sua investigação. São os autores que imediatamente te levam à busca da verdade. Neste caso, tanto um autor básico ou um que aperfeiçoe o que já foi dito pode ser tomado por primário.

4) Autores secundários são os autores que você vai descobrindo no curso da investigação que completam e reforçam aquilo que você descobre ao longo do curso das investigações, de modo a que você não esqueça as coisas. Exemplo disso, no meu caso, foram o Pasquale Mancini, Ortega y Gasset e o Gilberto de Mello Kujawski, em seu livro A Pátria Descoberta.

5) Por isso, não ligue para o que o mundo fala, se este ou aquele autor que é importante pra você é primário ou secundário para os outros. Isso é subjetivo, pois se funda numa sabedoria humana dissociada da divina. 

6) Todo autor será primário, se ele te der causa imediata à busca sincera da verdade, pois é na verdade que você vai encontrar Cristo Jesus. À medida que você investiga as coisas, mais a serviço de Cristo você estará. 

7) Você não será o mesmo homem, a partir do momento que você começar esta jornada.

8) Quando comecei esta investigação, tornei-me católico, conheci o pensamento do Olavo de Carvalho e comecei a refletir sistematicamente sobre as questões pelas quais um país deve ser tomado como um lar e não como uma religião. 

9) As nossas circunstâncias de Brasil me fizeram ver que isto pode nos levar a uma missão universal.

10) E é preciso que você extraia o máximo de lição possível dessa experiência, de modo a que pessoas compreendam a importância disso. Pois é da pátria do Céu que se parte a base pela qual se toma o Brasil como um lar - se você separar a Igreja do Estado, então Cristo não estará mais entre nós, sobretudo na presença das autoridades que governam este País. E o País, assim agindo, cedo ou tarde cai na ruína, o que é um fato inexorável. E esta é a descoberta mais importante - e o próximo passo, para se reverter este trágico quadro, é semear consciência, de modo a que isto não seja esquecido, pois isto sela o nosso destino, nossa vocação como pátria.

11) Leia sempre para se aperfeiçoar, pois a missão, que se funda no saber e no bem servir, é inacabável. Ouça as aulas do Olavo para se aperfeiçoar. Leia e ouça do mesmo modo como você usaria uma luneta no campo de batalha: para ver o que virá e que está distante distante de você.

12) Quando se sabe o que vem pela frente, prepare-se para receber o que se espera. Faça destaques, anotações e esquemas de raciocínio em desenho, de modo a que você compreenda melhor a realidade. E passe o que você sabe para os outros, de forma caridosa e na esperança de que seu irmão não esqueça aquilo que é bom e necessário de modo a se estar em conformidade com o todo. 

13) Se você não tiver fé em Deus, você não terá senso de missão: você não dirá as coisas por amor ao próximo, na esperança de que isso não seja esquecido. Sem fé, esperança e caridade, que se fundam no Espírito Santo, nada fará sentido.

12) Esses são os conselhos que dou, baseados na minha experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário