Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

A conformidade com o todo começa pelo estudo da autoria dessa obra: Deus


1) O estudo de Deus mesmo na teologia é uma ciência. Pois a fé precisa de bases seguras e razoáveis, de modo a que tradição deixada pelos apóstolos, que semearam a consciência de Cristo em nós, seja bem observada. O estudo da fé se faz a partir do modo como Ele edificou as coisas para estarem em conformidade ao todo daquilo que Ele criou, ou seja, a causa das coisas serem o que são.

2) Não podemos julgar as razões de Deus, uma vez que não podemos entrar na cabeça D'Ele e buscar essas razões, dado que não temos omnisciência, omnipresença e muito menos omnipotência, mas nós podemos ver se isso é conforme o todo ou não. Quando fazemos isso, nós pomos nosso julgamento a serviço de Deus.

3) A razão pela qual a sabedoria divina não se mede por forças humanas é que nossa percepção de mundo se baseia em extensão e movimento. Todas a coisas, para a sabedoria humana, devem ter tamanho e um corpo, de modo a se fazer uma medição - a coisa deve estar parada ou em movimento, em relação a outro corpo (que também deve ter tamanho). Deus não se mede pela nossa régua - este é o início das nossas dificuldades para entender os Seus propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário