Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

Eis uma excelente conversa que eu tive

Esta conversa foi com o amigo José Helton Nogueira Diefenthäler Júnior:

Diefenthäler: A razão despregada do coração leva à tirania.

Dettmann: Sim. Basta que não se conserve a verdade que a razão perde todo o seu sentido de ser. A razão passa a operar a engenharia da irracionalidade, do mal. E o século XX é o exemplo cabal disso.

Diefenthäler: Lênin, Hitler e todos os outros eram astros da engenharia social.

Dettmann: Sim. E todos nasceram numa ordem conservantista - O Grande Cisma do Oriente, que deu origem à Igreja Ortodoxa, e a reforma protestante são exemplos do que falo. A Rússia mesmo é herdeira desse Cisma e a Alemanha é herdeira daquilo que decorreu de Lutero.

Diefenthäler: Bom, se toda a mudança encobre uma posição de congelamento dos espíritos, estou de acordo, pois Lutero era um saudosista, assim como Putin. Eles olham para trás, pois o modelo estava atrás. Trotski, o vermelho super-radical, não combinava com o figurino. Por isso que ele foi morto! Podemos, então, conjecturar que podia pertencer a um conservantismo radicado numa deformação do judaísmo russo.

Dettmann: Aliás, de certo modo, os conservantistas todos tomam posturas parecidas aos judeus, quando rejeitaram Jesus. Basta ver que os protestantes mesmo eliminaram 7 livros, de modo a igualar com o que se ensina no judaísmo.

Diefenthäler: Se tuas considerações estiverem corretas, o conservantismo remonta à Torre de Babel.

Dettmann: Sim. O conservantismo deriva da sabedoria humana, dissociada da divina. E a Torre de Babel é um exemplo disso.Ele conquista os corações dos que não têm a alma íntegra e conforme o todo. É assim que Putin ganha tantos adeptos.

Diefenthäler: Trata-se de um esfriamento que, no fim, encobre a razão.

Dettmann: Você tem razão. Este texto que escrevi foi pra apontar que conservantismo e conservadorismo não são sinônimos, tal como se encontra no dicionário. É importante para o conservador dominar a linguagem.

Diefenthäler: Ele foi publicado?

Dettmann: Está em meu blog: http://adf.ly/kzPp9

Dettmann: seria muito bom se ele fosse publicado em um jornal de grande circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário