Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Críticas aos abusos que estão a ocorrer no processo de restauração da linguagem


1) É nobre e válido promover a restauração da linguagem; porém, é absolutamente indispensável promover a restauração da linguagem de um modo humilde e que convide as pessoas a falarem de modo culto e conforme o todo da tradição de se bem falar o português.

2) Existem certos tipinhos, cujos nomes não vou citar, que estão a confundir isso com pedantismo. Esses tipinhos possuem resquícios de protestantismo na consciência e estão a fazer da gramática uma crença de livro.

3) Este tipo de atitude - em vez de estimular as pessoas a buscarem o conhecimento, a dominarem a linguagem - só beneficia a todos aqueles que agem tal como o Lula, a ponto de dizer que têm muito orgulho de suas verdades, de suas próprias ignorâncias, que decorrem de uma sabedoria humana dissociada da divina.

4) É justamente este tipo de má consciência que se semeia que dá causa ao conservantismo da ignorância, coisa que nos é crônica. Não vai demorar para que um dia eu fale a seguinte frase: "O professor me falou que devo ir à escola" e um certo elementozinho chegue no meu mural do nada dizendo "Seu ignorante. O correto é o professor falou-me que devo ir à escola".

5) Se eu quiser falar: "Me diga" ou "Me fale", isto é um aspecto do falar brasileiro, que decorre do fato de se tomar o país como um lar - e como me sinto bem no Brasil, me sinto livre para me expressar do jeito como eu achar melhor, desde que a conversa seja boa e edificante. Corrigir isso é tomar a língua portuguesa como se fosse uma religião. Quem faz isso deve amar tanto a Camões que chega ao cúmulo de renegar a Cristo Jesus. E isso não é bom, pois o meio está sendo tomado como se fosse um fim em si mesmo. Esse tipo de pessoa deve estar pensando que os fins justificam os meios.

6) Existe uma forma adequada, mas isso é algo que deve ser desejado por todos aqueles que queiram falar bem o português. A forma culta, a arte de bem dizer o português, decorre de uma tradição intelectual de bons escritores, cuja leitura deve ser sempre perseguida, estimulada. A língua portuguesa, para ser bem ensinada, necessita da mesma postura que se tem quando se faz a catequese de uma pessoa.

8) Quanto mais se avança no processo de se semear consciência, mais o povo tenderá a preferir a forma culta à atual forma por que falamos a língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário