Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Olavo de Carvalho, sobre retórica


01) Cada um dos meus críticos que, reconhecendo em mim alguma força ainda que a contragosto, consente em me dar um tapinha paternal nas costas em louvor à minha "capacidade retórica", só mostra com isso que não tem a menor idéia do que seja retórica e que emprega o termo com um intuito canhestramente pejorativo, como uma criança que apela a um palavrão cujo sentido desconhece.

02) Retórica é a arte do raciocínio verossímil, isto é, de tomar como premissas as opiniões dominantes e mostrar que o seu ponto, seja ele qual for, está de acordo com elas, decorre delas sem atritos nem obstáculos. Se eu usasse do discurso retórico, como o fazem aliás muitos porta-vozes da "direita", eu teria de tentar tornar as minhas idéias agradáveis à mentalidade esquerdista, usando, por exemplo, chavões como "esquerdismo jurássico" para sugerir que sou mais progressista do que os progressistas, e assim por diante. Qualquer análise atenta dos meus escritos mostrará que JAMAIS faço isso. Em suma: retórica, meus caros críticos, é a puta que os pariu.

(Olavo de Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário