Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Caso Porta dos Fundos


Gregório Duvivier e todo seu grupo do "Porta dos Fundos" escarnecem do cristianismo pra todo mundo ver e ninguém faz nada. Ainda há cristãos que dão audiência a esse lixo moral que é propagado no Youtube. Acho que o mínimo a ser feito é que todos os cristãos deixem de assistir aos vídeos desse canal, mas sei que isso não é possível pois a alienação ainda é grande no meio cristão brasileiro, existem até os que ainda riem da zombaria que é feita por esses caras.

Mas nesse vídeo o Gregório chega ao fundo do poço e mostra de fato, o nível intelectual dos mentores do "Porta". Ele diz que tem medo dos fundamentalistas. Eu particularmente acho engraçado o significado que esses caras tentam dar ao termo "fundamentalista", usam-o como se fosse algo altamente pejorativo ou como se fosse sinônimo de "fanatismo", mas fundamentalista não seria simplesmente "aquele que tem fundamentos" ou ainda "aquele que segue determinados dogmas e os tem como a verdade absoluta"? Se for isso, EU sou um fundamentalista sim! Por mais que tentem marginalizar o termo, sua essência se mantém intacta e digo mais, a igreja do século XXI precisa de mais fundamentalistas em seu rol.

Por fim, Gregório solta então uma das única piadas engraçadas que já ouvi sair da sua boca (ainda que involuntariamente) quando diz que "Todas as religiões negam o riso". Antes de fazer uma afirmação desse tipo, o humorista (aqui mais do que nunca), deveria estudar um pouco de ciência da religião ou pelo menos o básico de história da filosofia. Se o fizesse, saberia que um dos primeiros filósofos que estudou o humor foi Aristóteles, o filósofo grego estudou o humor em seu sentido biológico (talvez pela influência do pai que era médico), e foi esse mesmo Aristóteles que desenvolveu estudos importantes em áreas comuns às religiões como: a moral e a teologia. Aristóteles NUNCA colocou humor e religião como antagônicos.

E pra fechar com chave de ouro, a obra mais importante da filosofia já escrita sobre o humor é o livro "O riso" do filósofo francês Henri Bergson. Todo humorista que se preze precisa ler esse livro. E quem ler Bergson descobrirá que ele tinha um profundo envolvimento com o misticismo religioso, ele também NUNCA disse que humor e religião são excludentes, muito pelo contrário.

Gregório Duvivier deveria parar de fazer tantos vídeos e tirar um tempo para estudar.

Também poderia parar de fazer piadas, uma vez que já é a maior delas.

"Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes." Salmos 126:2


(Logos Apologética)

Matérias relacionadas:

"Morro de medo dos fundamentalistas", assim declarou Gregório Duvivier ao programa Na Moral, da Rede Globo: http://adf.ly/bHh2s

Comentários do Olavo de Carvalho: Décadas de omissão, de covardia e de tolerância masoquista incentivam os inimigos a ser cada vez mais brutais e descarados nos seus ataques à Igreja. Isso vai chegar ao ponto em que matar padres e pastores será um dever cívico e um mérito. E não vai demorar muito. Já aconteceu na França, Rússia, no México, na Espanha, na Romênia e em outros países. O Brasil não desfruta de imunidade mágica. Se continuarmos permitindo abusos como este, podemos com certeza esperar o pior.

Especial de Natal do Porta dos Fundos: http://adf.ly/bHkMl

Nenhum comentário:

Postar um comentário