Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

É possível ser católico e distributivista?

O leitor Rafael Meyer fez esta pergunta: "é possível uma sociedade, nos dias atuais, aderir às idéias distributivistas?"

A resposta está no próprio ensinamento de Jesus: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se justiça implica dar a cada o que é seu de direito, então dar sistematicamente o que é certo, bom, justo e necessário aquilo que é devido, observadas as devidas proporções, é distribuir. E isso é o que explica a caridade, como virtude, e como um elemento da ação missionária de sermos pescadores de homens

Se Jesus é o caminho, a verdade é a vida, e que ninguém vem ao pai senão por ele, basta conhecer os valores de Cristo e preservá-los que teremos uma sociedade virtuosa. O grande mal de que padece a sociedade está na adoção sistemática das idéias liberais: de que cada um tem a sua verdade e que não cabe a religião me dizer o que é certo pra mim. Quando se atenta gravemente a esta verdade cara, que custou o sangue de Cristo, que limpou os pecados do mundo, aí se eclodem as injustiças no seio da sociedade, sistematicamente. Aí os conflitos e não cooperação passam a ser o norte da vida em sociedade. E isso é um prato cheio pro marxismo.

Some-se a isso separação da Igreja do Estado. O sentido do Estado é servir ordem e justiça - e ela deve estar conforme à verdade, os valores de Cristo. As cruzes nos tribunais são importantes lembretes aos juízes de que eles não devem imitar a Pôncio Pilatos e repetir aquela fatídica injustiça que resultou na crucificação e morte de um inocente. Bons juízes não carregam nas mãos o sangue de cristo, e não adiantar lavar as mãos, pois esse sangue ele carregará para todo o sempre, pois injustiça desse porte é dano permanente. Aqueles que servirem ordem à sociedade serão tão bem tratados pelos súditos, a ponto de que as pessoas o servirão com o maior prazer. Como dizia são Tomás de Aquino, sirva ordem e a ordem bem te servirá. Isso faz um país ser tomado como um lar. Isso se chama nacionidade.

Conheça a verdade e a verdade te libertará. Conhecendo-a, sirva ordem sistematicamente e a ordem bem te servirá. Assim haverá uma ordem justa e livre, imitando a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário